A escola púbica de tempo integral, em que os alunos passam a ter uma jornada diária de sete horas, foi tema de discussão entre especialistas educacionais em um seminário que aconteceu entre os dias 29 a 31 de maio de 2012, em Brasília. A abertura do IV Seminário Nacional de Educação Integral: Contribuições do Programa Mais Educação aconteceu às 9:30h do dia 29/05, no Hotel Nacional, e contou com a presença do Secretário de Educação Básica do MEC, César Callegari.
De acordo com informações divulgadas durante o seminário, o número de escolas públicas participantes do Mais Educação chegará a 30 mil unidades até o final de 2012. Neste ano, a seleção das novas unidades que terão a jornada escolar ampliada priorizará 5 mil escolas da zona rural e também as que têm alunos do Programa Bolsa Família.
Os desafios da educação integral, incluindo a definição de um currículo da educação básica adequado a essa nova escola, foi um dos temas discutidos nesse encontro. Foram apresentados exemplos de escolas que conseguiram melhorar o desempenho de alunos e reduzir a repetência e a evasão escolar graças aos projetos criados pelo Mais Educação.
Grupos de trabalho foram formados para avaliar o dia-a-dia do programa Mais Educação nas escolas públicas e abordaram temáticas como o ensino da matemática, importância dos comitês, educação no campo, entre outras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário